JESUS, O DEUS QUE PERDOA TEXTO: Mc 2.1; Jo 8.1-11

israel3

O principio do ministério de Jesus foi marcado pelas indagações das pessoas diante dos ensinos, comportamentos e milagres que ele proporcionava. A pergunta que se tornou quase que unânime em todo o Israel era:

Quem é este?  

Herodes  = Lc 9:7-9 E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido; E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado. E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.

Os discípulos  =  Mc 4.35-41 E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Os moradores de Nazaré = Seus patrícios = 

Mc 6.1-3 E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Jesus tinha crescido ali, aprendido o oficio do seu pai, tinha crescido com o povo simples da cidade, tinha pelo menos  quatro  irmãos e um numero desconhecido de irmãs …  Agora ele volta com seguidores e fama de mestre, homem que promove milagres … Isso chocou a comunidade…

Jesus pergunta:

Um dia Jesus decide perguntar para os discípulos: Quem é que o povo está dizendo que eu sou

Mt 16.13-17 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Cristo = termo grego Christos  = Ungido   Hb. Mashiach = Messias

Filho = No hebraico o “filho” tem o poder do pai … logo ele é como o pai , então se Jesus é o filho do Deus vivo ele é Deus.

Jesus confirma a afirmação de Pedro dizendo que: “ Não foi a carne quem revelou isto a Pedro mas o próprio pai”.

João também testificou que Jesus era o Cristo = Jo 1.1-3 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

1.14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

1.32-34 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

O apóstolo Paulo também afirmou que Jesus é Deus =

Cl 1.16,17 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

ASSUNTO: I JESUS, O DEUS QUE PERDOA

O principal problema na vida de uma pessoa não é o  seu sofrimento ou  sua doença, mas sim o seu pecado  by Timothy Keller adaptado por Israel Almeida

1 = O paralítico levado por quatro amigos = Mc 2.1-12

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?

Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

A afirmativa de Jesus: Teus pecados estão perdoadosprovoca diretamente as pessoas envolvidas naquela cena.  Para as pessoas a afirmativa de Jesus é uma provação, mas para Jesus é um convite para eles irem mais fundo.

  1. a) Os Amigos = parece que Jesus está desconsiderando todo o esforço que os amigos fizeram para levar o deficiente até
  2. b) O doente = Sem dúvida que o maior sonho daquele homem é andar e Jesus diz: Seus pecados estão perdoados” .

Jesus quer mostrar para o homem que quando alguém vai até a ele para buscar só a cura física essa pessoa não compreende que os anseios e as necessidades da alma humana são muito mais profundos.  Jesus não perderia a oportunidade de ensinar que temos que começar a cura pelo interior… Porque tudo na vida é passageiro … mas o perdão é eterno.

  1. c) Os fariseus = Eles entendem a afirmativa de Jesus como blasfêmia porque somente Deus pode perdoar pecados.

O que é mais fácil? Os dois são impossíveis para o homem, mas para Deus nada é impossível.

 

2 = A mulher adúltera =  Jo 8.1-11

Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

João 8:1-11

Adulterar = cometer adultério, falsificar; Adulteração = Alteração das características, falsificação…

 

1) Os adúlteros  à caça de adúlterio: v: 3 … apanhada

Jesus já tinha chamado aquela geração de “adúltera” =

Mt 12:39,40 Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra

Mc 8.38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Uma geração que  “adulteravam” a lei que diziam guardar com tanto zelo =

 

Mt 23:1-39 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. 27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

Uma geração que colocava um jugo que oprimia as pessoas

Mt 11. 28-30 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 2 = Uma geração que professa uma religião que não liberta =  A samaritana = Uma religião que não há impediu de casar 5 vezes … Jo 5

A noite anterior a acusação foi uma noite diferente para os envolvidos nesse acontecimento:  

Em que noite estamos?

Três noites =  a) A mulher – noite de adultério

  1. b) Os acusadores = noite da espreita
  2. c) Jesus =  Noite de oração. (Monte das oliveiras

Cadê o adúltero?

Lv 20.10;  Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. (

Dt 22.22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.

 3 ) O espetáculo da  autojustificação: v: 3 …pondo-a no meio …

o erro dos outros me assegura de que não estou sozinho

3) O julgamento hipócrita e adulterado : v:4 …os escribas e fariseus… v: 5 …sejam apedrejadas ..

Lc 6.37,38 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. 38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Nos tempos de Jesus os homens adúlteros não sofriam punição severa. Todavia, a mulher adultera era arrastada em praça pública, suas vestes rasgadas e, com os seios à mostra, eram apedrejadas sem piedade.

4 = A hora de acusar “Deus” =  v: 6 tentando-o…

Se Jesus discorda deles feri a lei (e ele não veio ferir) se concorda se torna inimigo de Roma e dos pecadores que veio salvar…

Ali está o confronto da lei das tábuas com a lei do Espírito.

Dt, 9:10 – E o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus;

A lei que os fariseus queriam aplicar era uma lei com base nas leis que o próprio Deus tinha registrado em pedras. Mas Jesus que é Deus,  vem dar um novo sentido a estas leis.

Jo, 8:58 – Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.

Jesus diz que é antes de Abraão  e logo também  antes de Moisés, e disse “Eu Sou” o nome que se revelou  à Moisés no Sinai quando o chamou para ser porta- voz da antiga lei, Jesus está dizendo: eu sou o Deus que escreveu  a lei. 

Jo, 13:34 – Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vós ameis.

Mt 22, 37 a 39  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Toda a lei se resume nisso.

Mt 22,40. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Então quando a mulher foi trazida, os judeus queriam pegar  Jesus, na lei que  ele mesmo havia elaborado.  Mas nesse momento Jesus se lembra do dia em que com o dedo escreveu a lei em tábuas de pedra, e quando as deu para Moisés …

5 =  A resposta de Jesus = a hora do confronto

  1. a) A primeira resposta de Jesus = O silêncio = v. 6
  2. b) Jesus se inclina para escrever no chão = v. 6
  3. c) Jesus conhece os pecados do homem= v: 7… está sem pecado seja o primeiro …

Ec 7:20;20. Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

  1. d) O tribunal chamado consciência = V. 9 … Sentindo-se acusados pela sua própria consciência … Versão Católica
  2. e) O confronto derruba toda a maquiagem, máscara, hipocrisia” = v: 9 … saíram um a um…

Os mais velhos saíram primeiro porque tinham acumulado mais pecados ao longo da vida ou porque eram mais conscientes dos seus pecados.

 

6 = JESUS PODE DETERMINAR O DESFECHO DA HISTÓRIA DO HOMEM =

1)        Jesus e o seu amor inexplicável = v: 11 … eu também não te condeno … 

I Jo 2.1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

 

Rm 5:8 8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

 O ladrão na cruz  = Lc 23:42,43 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

 Pv 28:13 = O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

 7 ) Jesus e a sua recomendação sábia = v:11 … vai-te e não peques mais …  Rm 6:12,13;

 Vá e não peques mais. Ele disse para a mulher: “Vá e refaça seus caminhos. Essa frase abala os alicerces da psiquiatria, da psicologia e da filosofia. Jesus está dizendo: “mulher, você tem a capacidade de recomeçar, de não praticar mais esse pecado, de ser testemunho do perdão. Vai, você está livre, perdoada, curada.

Da morte para a vida.

CONCLUSÃO:

PRECISAMOS SER PERDOADOS, ESSE É O ÚNICO MEIO DE CURAR O NOSSO DESCONTENTAMENTO, O NOSSO REAL SOFRIMENTO. E PARA ISSO É PRECISO MUITO MAIS DO QUE UM FAZEDOR DE MILAGRES OU UM GÊNIO DA LÂMPADA, PARA ISSO É PRECISO UM SALVADOR, UM CRISTO.

Comentarios

comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *