Doe sangue e melhore sua própria saúde!

Todos sabemos que doar sangue é um ato de solidariedade, mas você sabia que existem benefícios importantes para sua própria saúde? Confira.

 

  1. Reduz o Risco de Doença Cardíaca

A doação de sangue reduz a viscosidade e a quantidade de ferro em seu sangue. Hoje se sabe que o excesso de ferro é um problema grave, pois causa stress oxidativo no sangue.

Em um estudo recente, descobriu-se que doadores regulares de sangue (1 vez por ano) são 88% menos propensos a terem ataques cardíacos.

Essa medida não é tão útil para mulheres que menstruam, pois essas já perdem sangue todo mês. No entanto, em homens e mulheres que não menstruam, é um instrumento muito útil de controle da ferritina. Se o seu nível de ferritina já for baixo, não é tão recomendada a doação, mas converse com seu médico de qualquer forma.

  1. Reduz o Risco de Câncer

A doação de sangue reduz o nível de radicais livres no sangue. Por isso, a doação de forma regular também está associada a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta. Aliás, apenas para constar: antigamente havia um mito que doação de sangue aumentava a incidência de câncer, mas esse mito já foi 100% desbancado pela ciência moderna.

Doação-de-Sangue

  1. Mini-Checkup Gratuito

Você pode doar sangue somente se estiver bem de saúde. Por isso, ao doar sangue, é feita uma série de exames de verificação, sem custo ao doador.

Imediatamente antes do exame, você terá a oportunidade de saber sobre anomalias na sua pressão e no nível de hemoglobina. Além disso, uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames para detectar várias doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV. Ainda: se você estiver na dúvida sobre qual o seu tipo de sangue, essa também é uma boa forma de testar para ter certeza.

  1. A Satisfação de Salvar Vidas

Apesar de todo mundo já estar careca de saber, eu tive que incluir esse item. Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas? Pare um pouco e pense: existe alguma forma mais fácil de causar um impacto positivo no mundo, de salvar tantas vidas? Doar sangue não custa nada, é super fácil e não dói nada. E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao seu dia, uma sensação de estar fazendo sua parte, e melhora muito o seu humor.

 

Então, se animou para doar sangue? Se você tiver condições de fazê-lo, não perca essa chance. E, se por algum motivo você não puder doar, que tal convencer alguém da sua família, ou outra pessoa próxima? Muitas vezes, as pessoas esquecem que podem doar, mas se lembradas com jeitinho, ficam felizes em ajudar.

Comentarios

comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *